quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

DEMO AV- 2ª DEMONSTRAÇÃO DE MÚSICA ELECTRÓNICA E IMAGEM VÍDEO DE ARCOS DE VALDEVEZ


A Casa das Artes de Arcos de Valdevez recebe pelo segundo ano consecutivo um evento dedicado à produção de música electrónica e imagem. Dada a vocação deste evento, a multidisciplinaridade é nesta edição contemplada através da inclusão de performances audiovisuais que enriquecem e expandem a oferta cultural e artística.
A partir das 22h00 inicia-se o programa, tendo a missão de inaugurar actividades o projecto “Ergolab” (projecto multidisciplinar que conjuga 4 vertentes: dança contemporânea, guarda-roupa/dispositivos, imagem vídeo e som, assumidos respectivamente por Mickey Gylling [dan], Paula Freitas [pt], Ludovic Pereira [fr] e João Pedro Santos [pt]). Pelas 22:45, inicia-se a performance sonora ”Vivemos num mundo atravessado por uma ilimitada força destruidora”, de João Samões, uma performance que, através da expansão das possibilidades sonoras de um objecto manipulado e utilizado como gerador de ressonância, centra-se numa das principais propriedades do som, que é a de esculpir o espaço. Em seguida acontecerá um live AV dos “Producers”, nome sob o qual Miguel Sá e Fernando Fadigas se apresentam como músicos, produtores e representantes da sua própria editora, a Variz. A sua música é fruto do uso bem sucedido de software e hardware, cruzando a linguagem dos blips e beats.
Cerca das 24:00 decorrerá o live AV do convidado de honra desta edição do Demo AV, o compositor e videasta berlinense Frank Bretschneider, que apresenta o seu trabalho da mesma forma que o fez em festivais mundiais de multimédia que reconheceram o seu trabalho como verdadeiramente excelente, tais como o Ars Electronica, Cut & Splice, Mutek, Offf, Sonar, Steirischer Herbst, Transmediale, Ultima, etc.
Em formato “Clubbing”, e a decorrer em seguida na zona do Foyer e Bar, o produtor finlandês residente em Lisboa, Jari Marjamäki, apresenta o seu projecto “Zentex”, um live act vocacionado para a música de dança, que demonstra o porquê de ser este o projecto em Portugal que mais edita música electrónica. Prosseguindo a actividade lúdica própria da configuração “Clubbing”, cuja imagem estará totalmente a cargo do projecto “Endburn”, os Go!Bots, colectivo originário da localidade que acolhe e produz o evento, apresentam um dj set que encerra, dum modo especialmente divertido, a edição de 2008 do Demo Av.

2 de Fevereiro (sábado), a partir das 22h00; €7,50 (preço único; espectáculos de auditório)

in Foyer do Auditório da Casa das Artes

Nenhum comentário: