domingo, 13 de setembro de 2009

Onze telas de Andy Warhol roubadas em Los Angeles

Onze telas de Andy Warhol que pertenciam ao coleccionador de arte Richard L. Weissman foram roubadas da sua casa de Los Angeles. O furto terá ocorrido na madrugada do passado dia 3, mas a notícia só agora foi divulgada, juntamente com a informação, avançada pela polícia, de que será oferecida uma recompensa de um milhão de dólares (685 mil euros) a quem prestar informações que levem à recuperação das obras.
Amigo pessoal de Warhol, Weissmann encomendou-lhe, nos anos 1970, uma série de retratos de desportistas, que incluem, por exemplo, Muhammad Ali ou O. J. Simpson. Entre as telas desaparecidas contam-se dez peças desta série, além de um retrato do próprio Weissmann. As pinturas são quadradas, com um metro de lado, e cada uma delas valerá mais de meio milhão de euros.
O multimilionário Weissmann, que possui uma invejável colecção de arte do pós-guerra, não estava em casa quando as pinturas desapareceram. O roubo foi descoberto pela sua governanta que, ao entrar na sala de jantar da mansão, constatou que lá faltavam 11 telas que ainda no dia anterior tinha visto penduradas nas paredes. Curiosamente, outras obras valiosas expostas ao lado destas não mereceram a atenção de quem quer que tenha levado as de Warhol.
O caso foi entregue a um detective da polícia especialista em roubos e falsificações de obras de arte, Donald Hrycyk, que confessa não ter, para já, grandes pistas. Nenhuma das portas e janelas mostra sinais de ter sido forçada, e a única prova de que alguém esteve no interior da casa é mesmo o desaparecimento das 11 telas.
A investigação apresenta ainda um obstáculo acrescido, que é a correcta identificação das obras em causa, já que Warhol fez várias séries de atletas, que só se distinguem umas das outras pelo esquema de cores utilizado.

Fonte: Publico

Nenhum comentário: