terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Morreu Rosa Lobato Antunes

A actriz, escritora e compositora Rosa Lobato Faria faleceu hoje, terça-feira(2 de Fevereiro). A cerimónia fúnebre decorre amanhã, quarta-feira, na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa. Rosa Lobato Faria, de 77 anos, tinha sido internada, há uma semana, num hospital privado de Lisboa com uma grave anemia.

No Verão passado, a actriz sofreu uma infecção intestinal, que obrigou a uma intervenção cirúrgica da qual nunca recuperou totalmente. Rosa Lobato de Faria foi poeta e ficcionista, tendo publicado em 2008 o último romance, "As Esquinas do Tempo". O primeiro romance - "O Pranto de Lúcifer" - foi publicado em 1995. A escritora nasceu em Lisboa em Abril de 1932. Começou a publicar tarde, aos 63 anos, quando saiu o romance "O pranto de Lúcifer", em 1995, mas a escrita esteve presente na sua vida desde a infância, com a escrita dos primeiros poemas.

O essencial da sua poesia está reunido no volume "Poemas Escolhidos e Dispersos", editado em 1997. Entre os seus romances contam-se "A trança de Inês" (2001), "O sétimo véu" (2003) e "A alma trocada" (2007), além de várias obras para crianças, traduzidas noutros países. Esteve várias décadas ligada à televisão, desde que se estreou na RTP como locutora nos anos 1960, tendo integrado como atriz várias telenovelas e séries televisivas.

Como actriz participou, por exemplo, nas novelas "Vila Faia", "Origens" e "Ninguém como tu" e entrou em séries de comédia como "Humor de perdição" e "A minha sogra é uma bruxa". No cinema entrou recentemente nos filmes "Tráfico" (1998) e "A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América (2003)", ambos de João Botelho. Escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção. O corpo de Rosa Lobato Faria vai estar quarta feira de manhã na Igreja de Santa Isabel, perto do Largo do Rato, em Lisboa, onde decorrerá uma missa pelas 15:00, disse um familiar.

Depois da cerimónia, o funeral sairá para um cemitério de Lisboa, mas a fonte disse ainda desconhecer qual. Assegurou, contudo, que os restos mortais da actriz que ficou conhecida pela participação em Novelas como "Vila Faia" e "Origens" irão ser cremados num dos dois únicos cemitérios que o fazem em Lisboa: Olivais ou Alto de S. João.

Fonte: Jornal de Noticias

Nenhum comentário: