sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Estrunfes comemoram 50 anos

Os bonecos azuis de chapéu branco estão velhotes. Já não fazem parte da nossa vida, mas querem regressar. Os estrunfes comemoram 50 anos de existência esta quinta-feira (23 de Outubro), num momento em que se prepararam para surgir em versão de cinema.

Criados pelo desenhador belga Pierre «Peyo» Culliford, cedo entraram para o imaginário de milhões de pessoas, primeiro em aventuras retratadas no papel e depois nos ecrãs de televisão. Nem mesmo com a morte de «Peyo», em 92, deixaram de ter o seu espaço.

Nesta nova estratégia de desenvolvimento, assegurada por uma vasta equipa, está previso o lançamento de mais um álbum de banda desenhada (Os Estrunfes e o Livro que Diz Tudo), novos episódios de desenhos animados, um filme de animação em três dimensões, e a aposta em livros de actividades, jogos e estatuetas comemorativas para coleccionadores.

Criados em 1958 por Pierre Culliford (nascido em Bruxelas em 1928), os estrunfes conheceram o seu pico de glória na década de 1980, quando os estúdios Hanna-Barbera deram animação aos gnomos azuis, em desenhos animados transmitidos pela cadeia televisiva norte-americana NBC e que rapidamente deram a volta ao Mundo.

Com mais de 100 indivíduos, a maioria deles do sexo masculino, todos têm o nome Estrunfe e um apelido descritivo, como Estrunfe Preguiçoso, Estrunfe Inteligente e Pai Estrunfe. Em Portugal, têm um blog de tributo.

Os direitos dos personagens foram garantidos em 2002, e o produtor do projecto, Jordan Kerner, tem desenvolvido os traços dos gnomos na Paramount Pictures, que agora têm a opção de co-financiar o projecto e distribuí-lo internacionalmente.

Fonte: IOL Diário

Nenhum comentário: