segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Documentos confidenciais à porta de um pub no Reino Unido

As autoridades britânicas estão a investigar como foi possível um dispositivo de memória USB, pen drive, contendo nomes e palavras-passe de entrada em importantes bases de dados do Governo, terem sido encontrados no parque de estacionamento de um pub inglês.

De acordo com o jornal «The Mail on Sunday», o ministério competente decidiu encerrar provisoriamente o portal Gateway, que contém, entre outros dados, os relativos às devoluções do Fisco ou registos de multas de trânsito, até garantir a sua segurança.

Uma porta-voz do Ministério do Trabalho assegurou que a Pen continham muito poucos dados de pessoas, adiantando que estavam codificados. «Apesar de tudo, levamos a situação muito a sério e já temos uma investigação em marcha», acrescentou. «A máxima prioridade é garantir que os dados estão seguros».

A informação terá sido retirada por um empregado da empresa Atos Origin, a mesma a que o Governo encarregou de gerir o sistema Gateway, e apareceu mais tarde no parque de estacionamento de um pub, na localidade de Cannock, no condado de Staffordshire, onde se situa a sede da Atos.

Um porta-voz da empresa já admitiu que, ao deixar as instalações da Atos com a referida informação, o trabalhador desrespeitou a suas obrigações e assegurou que a Atos Origin se responsabiliza pelo sucedido e irá sancionar o funcionário em causa.

Recorde-se que nos últimos meses, o Governo britânico perdeu vários documentos informáticos com informações confidenciais sobre os cidadãos.

Fonte: IOL Diário

Nenhum comentário: