segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Manoel de Oliveira mostra filme que realizou há 44 anos

O realizador português Manoel de Oliveira assistiu este sábado, na Fundação de Serralves, no Porto, à estreia mundial do filme Vila Verdinho, que realizou em 1964 e que nunca mais viu desde essa altura.
«Só vi o filme quando o fiz, depois nunca mais o voltei a ver», afirmou o realizador, em declarações aos jornalistas em Serralves, momentos antes de assistir à projecção.

Manoel de Oliveira, visivelmente emocionado, frisou que realizou este filme «com muita honra», recordando que se trata de «uma espécie de homenagem a um grande amigo, que já não é vivo»

«Era um homem extraordinário, capaz de fazer qualquer sacrifício para ajudar um amigo», salientou.

O filme, que é um olhar sobre a aldeia transmontana de Vila Verdinho, no concelho de Mirandela, foi realizado por Manoel de Oliveira para oferecer a um amigo, Manuel Meneres.

«O filme mostra o que ele fez na aldeia, que remodelou para as pessoas poderem viver melhor. É uma homenagem a um homem que melhorou uma aldeia», afirmou o realizador.

O filme ficou na posse da família de Manuel Meneres e nunca foi exibido em público, tendo Manoel de Oliveira agradecido este sábado a autorização para a sua apresentação.

«Estou muito agradecido à família por ter autorizado que o filme fosse apresentado uma vez, excepcionalmente», salientou.

Por essa razão, mais de quatro décadas depois da sua realização, o filme foi exibido pela primeira vez, no auditório da Fundação de Serralves, que estava completamente cheio.

A exibição deste pequeno filme, de apenas 18 minutos, decorreu no âmbito de um ciclo de cinema de Manoel de Oliveira que decorreu em Serralves até domingo(2 de Novembro).

Fonte: IOL Diário

Nenhum comentário: