terça-feira, 11 de novembro de 2008

NASA termina missão em Marte

Cinco meses depois de intensa actividade na região ártica de Marte, a Nasa anunciou o final da missão, segundo relata a agência Reuters. O responsável pelo projecto, Barry Goldstein, explicou que a sonda Phoenix está sem comunicação com a Terra desde o dia 2 de Novembro.

Doug McCuistion, director do programa de exploração de Marte da Nasa, considerou que a missão foi um sucesso, tendo cumprido dos os seus objectivos científicos: «A missão já era um sucesso em Agosto. A Nasa conseguiu tudo o que queria».

O principal cientista da missão, Peter Smith, fez um resumo das conquistas científicas da Phoenix: «Descobrimos gelo, escavámos o gelo, sabemos onde está e a que profundidade. Fizemos cerca de 25 mil fotos, registámos a cor e o tamanho dos grãos de areia do solo. Com o microscópio de força atómica, vimos detalhes nunca vistos. Temos um registo completo do clima, vimos nuvens no céu e neve a cair».

McCuistion disse que a Nasa ainda pretende lançar o Mars Science Laboratory (MSL), um robô móvel para exploração de Marte, em 2009. O projecto do MSL sofreu atrasos e dificuldades orçamentais, «mas os problemas ainda não estão todos resolvidos». Para 2013, está previsto o lançamento da sonda orbita Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) a fim de dar continuidade ao estudo do planeta vermelho.

Fonte: Diário IOL

Nenhum comentário: